segunda-feira, 13 de maio de 2013

Profª. Camila Matos - Notícia "Físicos encontram evidências de que realidade pode ser uma mera simulação virtual"

Bom dia, boa tarde ou boa noite aluninhos,

Esse aqui será um novo método para ajudar na nota de vocês. Irei postar umas notícias aqui interessantes e a lição é: Leia a notícia atentamente e dê a sua opinião sobre ela. 

O comentário mais elaborado e convincente GANHA PONTOS MÁGICOS DE MÉDIA! rsrs.
Mas façam algo bonitinho pois sei que vocês são capazes de muitas coisas.
Espero que todos participem, lembre-se que ganha nota! Não desperdicem essa oportunidade.
Coloco o nome do ganhadores dos pontos nos comentários. Ficará valendo escrever sobre essa notícia até o dia 20/05.
Será um ou mais ganhadores de cada sala. Salas participantes: 8A, 8B, 8C, 7A e 7B.


Boa leitura e arrasem!
Segue abaixo a notícia:

Físicos encontram evidências de que realidade pode ser uma mera simulação virtual;


Por Anderson Kreutzfeldt,
Quem diabos está jogando “The Sims” com a gente?
Acredite se quiser: Físicos encontram evidências de que a nossa realidade pode ser uma mera simulação virtual. Fazemos nós parte do melhor videogame já criado?
Não, você não leu errado. De acordo com estudiosos cientistas da Universidade de Bonn, certos aspectos do nosso mundo físico são sustentados por elementos que indicam que a nossa realidade pode não ser nada mais do que uma simulação computadorizada.
A ideia de que somos apenas figuras sustentadas por tecnologias e intelectos superiores parece meio absurda, não é mesmo? O fato é que o cientista planetário Rich Terrile (NASA) acredita veementemente na teoria de que nossa vida não é nada mais do que um videogame.
Silas Beane foi o pesquisador que liderou um grupo de físicos que levantou uma hipótese muito interessante. Segundo as pesquisas, a teoria que mais ganha força é a de que somos uma simulação dentro de outra simulação dentro de outra e assim sucessivamente, com um cenário enriquecido em detalhes, que provavelmente se parece muito com a vida dos nossos “criadores”, para dar a impressão de realidade absoluta. Aparentemente, vivemos em um universo artificial e somos incapazes de nos darmos conta desse fato.
Existe uma teoria chamada “Teoria de campo reticulado” (teoria de física contrária à noção de tempo e espaço continuum da qual temos conhecimentos). Os pesquisadores se basearam nessa teoria para lançar a ideia de que uma simulação de computador (ou um videogame, se preferirem) das próprias leis físicas, que em determinado momento parecem contínuas e que seriam obrigatoriamente inseridas em um retículo espacial, uma adição para a simulação na qual podemos estar vivendo neste momento. Esse retículo tridimensional avança em pequenos passos temporais que limitam a quantidade energética que as partículas virtuais possuem dentro do sistema. Em outras palavras, um recurso virtual que impões “limites”, que poderiam ou não existir para os nossos amados e anônimos criadores.
Isso realmente acontece em certos processos de física quântica que envolvem uma grande quantia de energia (nos raios laser, por exemplo, ou em um feixe de elétrons). Esse retículo limita a energia para que as partículas ocupem seu próprio espaço, com um máximo de energia para que nada nesse “sistema” seja menor do que este permite.
“Se o cosmos é uma simulação numérica, deve haver pistas no espectro de raios cósmicos de alta energia” – dizem os teóricos – ou seja, os raios cósmicos viajariam ao longo dos eixos de uma estrutura, de modo que não conseguiríamos vê-los equalizados em todas as direções.
Com a tecnologia atual e os recursos dos quais a humanidade dispõe, não podemos assegurar definitivamente que estes pesquisadores estão certos ou errados, porém somos plenamente capazes de verificar dentro de algum tempo de estudo, como se orienta a estrutura em que o nosso universo foi criado (ou é simulado, se preferirem).
É uma ideia alucinante e um bocado assustadora, porém, os cálculos de Silas Beane e dos outros pesquisadores deixaram lacunas que não podem ser ignoradas. O principal contra-argumento á teoria dos físicos é que o suposto computador que criou todo nosso universo poderia ter sido criado de qualquer maneira, visto que foi desenvolvido por inteligências e tecnologias muito superiores à nossa, de modo que as técnicas se demonstrariam imperceptíveis a nossos nanicos cérebros humanos.
É claro, acreditar ou não nessa teoria vai de cada um. Mas, se os cientistas estiverem mesmo certos e somos produtos de uma simulação que funciona como uma espécie de videogame, devemos perguntar-nos: Quem diabos está jogando “The Sims” com a gente, porque, que fiquem avisados: o jogo possui alguns bugs como Justin Bieber e Neymar.
O que você acha? Esquisito? Ficção Científica demais? Deixe seu comentário, participe da discussão!

(Link: 
http://literatortura.com/2012/10/23/fisicos-encontram-evidencias-de-que-realidade-pode-ser-uma-mera-simulacao-virtual/)




10 comentários:

  1. Matheus occhi 8serie c manha

    Francamente isso é uma tolice
    Se esses tais criadores existisem eles nao iriao querer
    Que nos soubessemos e se eles nao querem eles simplismente
    Nao iriao fazer seus (avatares) descobrir.
    E se eles quisecem simplesmente programariao
    Para sabermos de sua existencia

    Porque esses caras sao chamados de pesquisadores bando de lixo
    Só mais a vc prof como pesquisadora doque esses, como posso falar
    Ééééé retardados so porque é da faculdade de nao sei aonde
    Falao esse tipo de merda.
    Eu sou da faculdade tal e as fezes curao o canser ahhhhhhh toma banho to revoltado com essas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Nome:João Vitor Araujo da Silva Nº17 7ªserie B

    Sei ñ em, acho que muitos estão com lag na mente (BAZINGA), mas quando disseram "O principal contra-argumento á teoria dos físicos é que o suposto computador que criou todo nosso universo poderia ter sido criado de qualquer maneira, visto que foi desenvolvido por inteligências e tecnologias muito superiores à nossa, de modo que as técnicas se demonstrariam imperceptíveis a nossos nanicos cérebros humanos." eu acho que essa teoria não é nada mas nada menos que deus, SQN, pois deus não nos controla, ele não nos fez como robôs, mas sim fazemos o que achamos que é certo (nem sempre), então a minha opinião é Ficção Científica demais.

    ResponderExcluir
  3. Nome:Andreina Luana da Silva n01 7B
    Eu nao acredito nessa historia,nao somos uns robos nao somos controlados,e temos sim um criador Deus e ele nao ia nos usar como marionetes,porque esses tais criadores iam querer que a gente soubesse da exustencia deles falei pouco, mais essa é a minha opiniao, nao estamos num jogo de The Sims so quero que repondam a minha pergunta porque nossos tais criadores querem que a gente saiba da sua existencia?

    ResponderExcluir
  4. NOME:JULIA GASPARINI DE CASTRO Nº14 SÉRIE:7ºA
    Na minha visão, isto é sim ficção cientifica até demais rs... Acredito em um mundo que foi feito por Deus, e que é guiado por ele, existem outras teorias de como fomos criados, acredito em uma delas e que é totalmente diferente da que vi aqui. Acredito também em nossa ciência, até porque ela esta ai para nos ajudar com as descobertas, porém esta teoria para mim não serve. Mas todos temos o direito de interpretarmos a vida da forma que achamos melhor.

    ResponderExcluir
  5. esses criadores só querem estar na midia,isso é tudo mentira,acredito em Deus,o unico criador do universo,essa história de que somos manipulados como um jogo de the sims é tudo invenção da cabeça deles,esses cientistas são todos mentirosos,não somos marionetes,eles não tem noção do que estão falando,não somos robos e nem personagens de the sims pra alguém estar manipulando agente

    ResponderExcluir
  6. Fernanda de Oliveira N°10 8°Série A.

    É lógico que se trata de uma ficção cientifica ,como em filmes que estamos acostumados a assistir,como(Jogos vorazes)entre outros!.Falando cientificamente tudo que há no universo,foi criado com muita inteligencia,certa publicação que li,tinha o comentário de um professor:"Deus é Matemático!".Resumindo Deus é amor porque criou o universo com tudo o que precisamos,nos deu também o livre arbítrio para fazermos nossas próprias escolhas !!

    ResponderExcluir
  7. Vinícius Lima de Souza -- 8ºc Nº 38 Postado as 21:09

    Pra mim essa teoria não parece muito diferente de um religião , pois religiões acreditam em um ''criador'' e talz ... E essa teoria acredita em um ''criador'' que nos criou como somos e etc... mais acho totalmente impossível essa teoria ser possível , o que aconteceria se o ''computador onde todos nós fomos criados for desligado ? morremos ? e como explica a pré historia ? era versão beta ? e se todos nós fossemos ''avatares'' quem é que nós comanda ? acho meio difícil apenas um computador para cuidar de tantas vidas , mais acho realmente muito pouco provável que seja verdade , uma frase da própria teoria desmente a teoria : “Aparentemente, vivemos em um universo artificial e somos incapazes de nos darmos conta desse fato.” se somos incapazes de nos darmos conta disso como eles se deram conta ? resumindo não acredito nisso ,tá parecendo mais teoria de conspiração ou algo assim .

    ResponderExcluir
  8. Maria Eduarda Gonçalves Nº 19 7ª A

    Eu, acho que essa teoria é uma evidência dos Pesquisadores, que comparam, os Humanos como um videogame. Então, isso é uma ficção cientifica; pois, um Humano não pode criar outro.
    Pelo que eu sei Deus fez o mundo e não a ciência! Ou, será que estou errada?
    Então, se somos um videogame quem está jogando? As avançadas Tecnologias nos transformaram em seres vivos, completamente dominados pelas Inovações e Modernidade da Midia Eletrônica. É fato que; em pleno Século XXI, não podemos deixar de considerarmos que, as teorias, existem justamente para criar pontos de divergências e multiplicar as mais variadas opiniões.

    ResponderExcluir
  9. evelin guimaraes n:14 8ªc

    O que faz os ateus pensarem que uma suposta criação possa ser causada por qualquer outra coisa que tenha as mesmas características de Deus, mas que acreditam que não é Deus.

    Pesquisas como essas apenas reforçam os argumentos Cosmológico de Kalam, Argumento Ontológico de Plantinga, argumento Moral e tantos outros que provam uma causa trancedente do universo, no caso, Deus!

    ResponderExcluir