quarta-feira, 22 de maio de 2013

Profª Camila Matos - Notícia "Por que você deve começar a comer insetos"


Bom dia, boa tarde ou boa noite aluninhos,

Esse aqui será um novo método para ajudar na nota de vocês. Irei postar umas notícias aqui interessantes e a lição é: Leia a notícia atentamente e dê a sua opinião sobre ela.
Nesta notícia eu quero que vocês apontem a opinião e respondam: "Este é um bom método para ser utilizado para controlar a fome do mundo?"


Observação: Evitem utilizar gírias e palavras abreviadas de internet, usufruem do português claro e correto, não assassinem o português tadinho!!!

O comentário mais elaborado e convincente GANHA PONTOS MÁGICOS DE MÉDIA! rsrs.
Mas façam algo bonitinho pois sei que vocês são capazes de muitas coisas.
Espero que todos participem, lembre-se que ganha nota! Não desperdicem essa oportunidade.
Coloco o nome do ganhadores dos pontos nos comentários. Ficará valendo escrever sobre essa notícia até o dia 27/05.
Será um ou mais ganhadores de cada sala. Salas participantes: 8A, 8B, 8C, 7A e 7B.

GANHADORES DOS PONTOS MÁGICOS DA NOTÍCIA ANTERIOR:

  • Julia - 7ª série A
  • Maria Eduarda - 7ª série A
  • João Vitor - 7ª série B
  • Andreina - 7ª série B 
  • Fernanda - 8ª série A
  • --------- - 8ª série B 
  • Matheus Occhi - 8ª série C
  • Alice - 8ª série C
  • Vinícius - 8ª série C
  • Evelin - 8ª série C
Os alunos descritos acima, ganharam os pontos mágicos, PARABÉNS! Continuem comentando nos próximos. 
Os dois comentários que mais se destacaram foram dos alunos: Maria Eduarda (7A) e Vinícius (8C), muito bem elaborado e críticos. Parabéns!



Boa leitura e arrasem!
Segue abaixo a notícia da semana:

Por que você deve começar a comer insetos

Larvas e baratas estão prestes a chegar ao seu prato. E são essenciais para o futuro da alimentação. Conheça sete razões (e três receitas) que podem convencer você a encarar estes insetos do mesmo jeito que olha para o arroz e o feijão






por Luiz Romero
1. O nojo que você sente é relativo
Insetos podem, sim, ser bons substitutos para bois, porcos e frangos. No "pasto", eles ajudariam a economizar água e custariam menos, além de serem mais nutritivos do que outras carnes. Tudo muito legal se não fosse um detalhe: imagine como seria mastigar uma larva. Sentir a textura do bicho e o jeito que ele explode dentro da sua boca. Ruim? Saiba que o nojo que você sente é natural, mas pode ser domesticado. Tanto que existem provas de gente capaz de comer insetos espalhadas pelo mundo todo. Dos índios brasileiros, que adoram formigas, aos glutões japoneses, viciados em gafanhotos, passando por povos do México e aborígenes da Austrália. Você também pode dizer que a questão não está só na cabeça, mas no próprio bicho: eles são sujos. Bom, nem sempre.


2. Insetos não são sempre sujos
Está vendo as larvas deste macarrão? Elas cresceram protegidas da sujeira, comendo ração em fazendas especializadas na criação de insetos. Para Gilberto Schickler, um dos responsáveis pelo desenvolvimento deste gado meio diferente, nenhum animal é sujo por natureza. "Tudo depende do jeito que você cria. Porcos, por exemplo, podem crescer em granjas ou em lixões." Schickler trabalha na Nutrinsecta, que forneceu os bichos mostrados nesta matéria. Com planos de produzir insetos para consumo humano, a empresa de Minas Gerais foi a primeira do Brasil a consultar o Ministério da Agricultura sobre o assunto. Agora, planejam abrir um restaurante na região para divulgar a iguaria.
No mundo
Veja as regiões onde insetos são mais populares. E quantas espécies eles podem comer.

África
Espécies comestíveis - 524
Países que consomem - 62%

Ásia
Espécies comestíveis - 349
Países que consomem - 58%

Oceania
Espécies comestíveis - 152
Países que consomem - 56%

América
Espécies comestíveis - 679
Países que consomem - 41%

Europa
Espécies comestíveis - 41
Países que consomem - 21%

Fonte Edible Forest Insects, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.


3. Insetos estão cheios de energia
Adicione um fator importante à limpeza: eles são ricos em proteína. E costumam carregar mais deste nutriente do que outros bichos. Compare: enquanto a carne de boi é composta por apenas 28% de proteína, o corpo de moscas e mosquitos chega a quase 59%, e libélulas têm 58% (veja mais no gráfico). "Eles também são ricos em vitaminas, principalmente a B, e minerais, como ferro e cálcio", enumera Marcel Dicke, professor de entomologia da Universidade de Wageningen, na Holanda. Para terminar, possuem ácidos graxos essenciais, um tipo de gordura também encontrada em peixes, que ajuda nosso corpo a metabolizar energia.
Quantidade de proteína
Moscas têm quase o dobro de proteínas que bois. Veja a quantidade de nutrientes de outros insetos.

Moscas e mosquitos - 59%
Libélulas - 58%
Percevejos - 55%
Cigarras e cigarrinhas - 51%
Besouros - 50%
Formigas E abelhas - 47%
Borboletas e mariposas - 45%
Baratas e grilos - 44%
Boi - 28%
Porco - 25%
Frango - 23%

Quantidade de ração
A mesma quantidade de alimento produz muito mais carne de inseto do que carne de boi.

10 kg de ração
1 kg de carne de boi
8 kg de carne de inseto


Desperdício de carne
Boa parte dos animais é perdida. Mas, em média, apenas 20% do corpo dos insetos não vai para o prato.

Inseto - 20%
Porco - 30%
Frango - 35%
Boi - 45%

Fonte Edible Forest Insects, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.


4. Eles não são sempre nojentos
Está mais convencido? Pronto para encarar uma pizza de larvas? Se a resposta for negativa, olhe para o pote branco bem ao lado da pizza, com uma colher dentro. A proteína, as vitaminas e a gordura estão todas neste potinho, porque isso é larva de mosca. E você nem desconfiou. Até mesmo uma inofensiva porção de pão de queijo pode ter baratas dentro. Não, você não vai encontrar asas ou patas no meio da mordida. Nesse caso, o bicho é esquentado, triturado e transformado em pó antes de ser misturado à massa. Isso faz com que todos os nutrientes do inseto fiquem escondidos na comida. Ou seja, a repulsa causada pela aparência pode ser evitada com um simples triturador. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação acredita nesta farinha. E defende que seja usada para reforçar a comida distribuída a povos que sofrem com a falta de comida.

5. Criar insetos é mais barato
Além de mais nutritivos do que outros tipos de carne, é mais barato criar insetos do que gado. "Por terem sangue frio, eles precisam de menos comida", explica Lynn Kimsey, professora de entomologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, "e essa ração é mais simples e barata de produzir". Além disso, os bichinhos ocupam menos espaço e se reproduzem mais rápido do que os outros animais que estamos acostumados a ver em pastos. E, no final do processo, são mais bem aproveitados. Afinal, muitas partes do boi não são consumidas - pense em pés, dentes, ossos e pele. Enquanto isso você pode mandar uma larva numa mordida, de uma vez só.

6. Bifes serão como caviar
Ainda prefere arroz e bife? No futuro, talvez esta não seja uma boa escolha. Porque, em algumas décadas, carne será uma iguaria de luxo. A previsão, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, diz que o pedaço de terra destinado à criação de animais precisará crescer em 70% para alimentar a população do planeta em 2050, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas. "É simples: não teremos alimento se continuarmos usando a pecuária como a grande fonte de proteína", resume Marcel Dicke, da Universidade de Wageningen. Ajuda lembrar que, mesmo com a pouca quantidade de insetos que pode ser consumida por humanos (são apenas 1 600 tipos comestíveis entre 1,5 milhão de espécies catalogadas), o ritmo frenético com que eles se reproduzem transforma a carne de insetos numa fonte de comida abundante.

7. Você vai gostar de comer insetos
Se você ainda não se convenceu, chegou a hora do argumento final: eles são gostosos. E eu não precisei ouvir isso dos entrevistados. Experimentei as três receitas que você vê nesta matéria (além de ter comido apenas os insetos, sem molhos e temperos, antes e depois do preparo) e descobri que eles são apetitosos. A única dificuldade é esquecer a natureza dos bichinhos. Para ajudar, lembrei que muitos dos alimentos que consumo no dia a dia já vêm com pedaços de insetos. "Porque é impossível separá-los da comida", explica Daniella Martin, jornalista especializada em gastronomia de insetos. "Sempre que colhemos uma safra, colhemos os bichos que andam pelas plantas também. E eles aparecem em muitos produtos vendidos no mercado." No fim das contas, acabei superando as impressões iniciais e até comeria uma segunda rodada de larvas. E você? Toparia um prato de arroz e baratas no jantar?
Comer ou não comer
Na dúvida, não coma: existem 1,5 milhão de espécies de insetos no mundo, mas apenas 1 662 são comestíveis. Veja a divisão.

Número de espécies comestíveis
1 traça
468 besouros
3 piolhos
29 libélulas
49 moscas e mosquitos
61 cupins
78 cigarras e cigarrinhas
102 percevejos
253 borboletas e mariposas
267 gafanhotos, baratas e grilos
351 formigas, abelhas e vespas

Fonte Edible Forest Insects, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.



Notícia complementar para responder o questionamento:




10 comentários:

  1. Lucca Rodrigues 8° C N° 31
    Só de ler essa Postagem me deu um arrepio
    Na minha opinião a Maioria dos Brasileiros não comeria esses insetos , eu acho muito nojento , mas comeria só pra experimentar , não comer um prato de arroz com baratas .

    ResponderExcluir
  2. Jullia Kovacs, 8°A - n° 18

    Comer insetos, só de falar me deixa arrepiada e com total NOJO, mal consigo ver o inseto, imagina só comer?!
    Eles podem ser ricos em proteína, cheios de energia, vitaminas, etc, mas come-los, por mais que segundo o texto seja um tanto "saudável" ele não deixa de ser totalmente fora da realidade, tudo bem que estamos pelo século XXI e as coisas evoluíram e muitas novas ideias vem surgindo por aí, mas comer insetos? Um pouco sem noção!
    Podemos procurar proteínas em outras coisas, apetitosas como: Salmão, Amêndoas, Quinoa... Emfim, porque sinceramente mosquitos, baratas, larvas, entre outros insetos, não são nem um pouco apetitosos, apesar que, parando um pouco com essa "negatividade" com a ideia de comer insetos. Come-lo totalmente inteiro seria um horror, isto explica a minha negatividade toda com esta ideia, mas como o texto diz, pode existir insetos no pão de queijo por exemplo, e sendo sincera, até que um pão de queijo vai bem!
    Assim até que um inseto poderia entrar no meu cardápio, misturado com outros alimentos, "disfarçado", de uma forma em que eu não possa ver, se tornando algo mais apetitoso.
    De uma forma geral, comer insetos inteiros com a aparência do inseto, está fora do meu cardápio, mas, to afim de um pão de queijo! haha :D

    ResponderExcluir
  3. 7°:A n°:22
    parece nogento prfessora mais se tiver um gosoto bom e prescisar disto para se ter uma , boa saúde eu comerei.

    ResponderExcluir
  4. Imagina, na verdade eu já experimentei, não por querer, mas você nem percebe, sem falar que é muito mais barato, se viesse pro brasil eu não ia comer, mas quem quiser, sem falar que se pararmos para pensar os bois cagam na grama, mas também comem grama, e também tem essa comida de insetos, que aposto que vai virar dieta de atores metidos.
    nome: João Vitor Araújo da Silva Nº 17, 7ª B

    ResponderExcluir
  5. Estaria errada em dizzer que nao sinto um certo arrepio quanbdo li essa informaçao,mais isso acontece porque nao estamos acostumados a comer insetos.
    Ja se morar-semos no Japao ou na China nao teriamos tanto nojo, pois estariamos acostumados a comer esse insetos.
    Mais muitas das pessoas, comem mais nao porque gostam mais sim porque tem fome como disse a noticia na Africa ha uma populaçao maior que comem insetos, e la tambem a muitas pessoas que passam fome.E a fome faz a gente comer cada coisa.Bem ate eu se estivesse na mesma situaçao dessas pessoas comeria,mais ta ai, teria coragem de comer mais aqueles que sao tratados claro.
    Nome:Andreina Luana da Silva n1 7b

    ResponderExcluir
  6. evelin guimaraes 8ªc Nº14

    Bom, os franceses comem caracóis e comem larvas de moscas presentes no queijo. A vigilância sanitária americana permite um porcentual de traços de insetos nos alimentos industrializados. Mel nada mais é do que vômito de abelha.

    Aqui no Brasil há pessoas que ainda comem formigas saúvas e, no meu caso, as formigas presentes no açúcar. E há diferença entre que come camarão de quem come de inseto!? A diferença é que o camarão é aquático e é um crustáceo, do restante, come lixo e carniça como os insetos e é uma delícia para humanos.

    A humanidade não para de fazer filhos e a Terra está lotada, sobrará como comida o que tiver de abundante, ratos e insetos.

    ResponderExcluir
  7. Luana Larissa Saturno Cecilio. N°29.

    Eu acho muito NOJENTO ofato de comer insetos .E como até mesmo o texto esta falando é muito saudavel e tem muitas proteinas.Eu sempre tive curiosidade de comer e saborear e ver o gosto que tem.
    Bom .. eu acho assim que até mesmo no açucar tem formiguinhas pequenas que vc mesmo come sem percebelo.Se a pessoa tem medo de baratas,largatixas,ratos,e etc ..imagine come-los .Um nojo lascado ,mais devemos viver com a nossa realidade.
    E se algum dia nois ficarmos morrendo de fome e só tem insetos e bichos para comer ai eu ja acho que isto entra para o nosso cardapio.
    Sinceramente..é nojento mais devemos viver com a nossa realidade se termos que comer isto comeremos se não ..quem sabe?!
    ;D

    ResponderExcluir
  8. Julia Gasparini De Castro nº14 7ª A

    Só de pensar em baratas me da um certo nojo, alias para todos nós, mas porque?
    O brasileiro não é acostumado a comer certos tipos de animais, somos acostumados a comer ´´besteiras´´ e não esses tipos de coisas, porque?
    Porque tem pessoas que falam que os japoneses, índios..., falam que eles vivem mais?
    Por que eles são saudáveis, diferente de nós, o índio come larva, para eles é uma coisa normal, para japoneses peixe cru um costume deles. Aqui no Brasil isso não é tão típico da gente, e sim alimentos industrializados. Que não é bom.
    As pessoas aqui acham de comer essas coisas em caso de vida ou morte, depois dos remédios, e não funciona assim, se chegar isso aqui no Brasil eu vou comer sim, se for o caso, porque não?!... Mas infelizmente tem pessoas que não tem esse mesmo pensamento igual ao meu, para algumas pessoas isso é a morte, mas gosto não se discuti! Não é mesmo.

    ResponderExcluir